Histórias dos Intxunáveis

Ouro Negro é uma rádio-novela 100 por cento moçambicana! Com mais de um milhão de ouvintes nas estações de rádio da RM, do Instituto de Comunicação Social e de várias Rádios Comunitárias, Ouro Negro é o teatro radiofónico mais escutado no país. Aqui podes baixar e ouvir todas as histórias de Ouro Negro no momento em que preferires.

Ouro Negro conta a história dos Intxunáveis e retrata o dia a dia dos estudantes do “Instituto Politécnico O Futuro é Hoje” e habitantes do lar “Portem-se bem”, inserida na comunidade pesqueira de Nguva, um espaço ficcionado inspirado no distrito de Palma.

A novela surge na sequência do desenvolvimento socioeconómico que traz novos desafios às comunidades.  Neste contexto, é notório o esforço das campanhas de intervenção social com vista a mudança de comportamento especialmente nas áreas de saúde materna e infantil, nutrição, malaria, sexualidade, educação, equidade de gênero e casamentos prematuros.

O cenário da história – a vila Nguva

Nguva é um povo de pescadores, descendentes de um pescador e uma sereia, cujos mortos são oferecidos aos Deuses do Mar, onde se transformam em dugongos, animais agrados para os Nguvas.  Para o povo Nguva, cada dugongo representa um antepassado.

Nguva é uma sociedade matrilinear. A chefe local de Nguva é a Sereia Nguva, um imortal que, nas cerimónias se apresenta com uma indumentária feita com base na pele de peixe. O seu marido faleceu e transformou-se num Dugongo, o espírito Nguva.

Para os nativos de Nguva o maior desafio trazido pelo desenvolvimento consiste em ensinar a comunidade estudantil a interpretar os presságios dos Dugongos. Um dos ensinamentos já é acatado pelos pescadores de Nguva: pescar um Dugongo constitui crime duramente punível pela régula Nguva.

A vila de Nguva, um espaço inspirado no extremo norte do litoral de Moçambique, quase na fronteira com Tanzânia, constitui o palco onde jovens oríundos de vários pontos do país convivem no Instituto Politécnico “O Futuro é Hoje”. No local partilham não apenas a vida académica, mas igualmente o saber trazido das suas diferentes origens.

Ouro Negro traz tudo o que a vida contém: amor e traição; felicidades e tristezas; saúde e doenças; vitórias e derrotas; humor e drama; e, sobretudo, histórias de pessoas, não vítimas da realidade em que vivem, mas capazes de lutar e de moldar o seu futuro.

Escutar é ganhar!